quinta-feira, 3 de março de 2011

O que precisamos fazer para criar nosso CA(Centro Acadêmico)?

Abrindo um Centro Acadêmico em nossa faculdade!

Deve-ser convocar uma Assembléia Geral dos Estudantes do Curso para montar uma Comissão Pró-D.A./C.A., marcando logo em seguida a data da próxima Assembléia. A Comissão se reunirá e montará um Estatuto, que regerá as leis do D.A. (Diretório Acadêmico) ou C.A. (Centro Acadêmico).
Na 2a. Assembléia será votado a aprovação do Estatuto do D.A./C.A. e serão marcadas as Eleições de sua Diretoria Executiva, onde a Comissão Pró-D.A./C.A. tornará uma Comissão Eleitoral, a qual terá a incumbência de organizar, divulgar, registrar as chapas concorrentes e apurar os votos.
Após a realização da eleição e da apuração dos votos será confeccionada a Ata de Eleição, onde conterá os votos destinados a cada chapa sendo assinada por todos os participantes do processo em questão.
Tendo confirmado o processo eleitoral através da confecção e assinatura da Ata de Eleição, será marcada uma data para posse da Diretoria Executiva do D.A./C.A., nela será feita a Ata de Posse, que virá com o período de vigência da Gestão, que se inicia conforme o Estatuto.
É muito importante registrar toda documentação do D.A./C.A. em cartório e reconhecer firma de todos os diretores eleitos e do representante da Comissão de Eleições, pois se tratam de documentos históricos da entidade de base.

4 comentários:

  1. Na reunião do dia 2/3, a jackeline disse que se a divida do CA não for paga, ele poderá não ser reconhecido. Isso procede? Se sim, qual a diferença entre montarmos esse pseudo-CA ou uma comissão de alunos?
    Obrigada,
    Adriane

    ResponderExcluir
  2. Esse problema é bem facil de ser resolvido. Nós não vamos reabrir o antigo CA e sim criar um novo. É bem fácil perceber isso já que vamos convocar uma nova assembleia dos estudantes e não somente 'reativar' o CA, fato que não precisaria de uma assembleia. Tendo assim uma nova plataforma tanto de gestão como de consciência da importância da entidade, implantando um perspectiva de pensamento livre para o CA.

    ResponderExcluir
  3. Juridicamente não é possível que existam duas entidades que representam o mesmo segmento social. Portanto, se criarmos um C.A paralelo ao já existente ele existiria de fato, mas não de direito. Eu, particularmente, acho isso muito prejudicial para a representatividade do Centro Acadêmico.

    ResponderExcluir
  4. Como a outra entidade foi extinta não vejo problema nisso. Haverá só um CA, como o antigo acabou. Não havendo então nenhum problema de representatividade. O CA será legal e unico representante dos alunos da FCS.

    ResponderExcluir